Avaliar o estilo de condução dos seus condutores é de extrema importância para manter a produtividade e rentabilidade da sua frota. Esta avaliação deve ser feita em conjunto com um processo de formação que sensibilize os seus condutores sobre a importância de uma condução económica e ecológica. Tanto os condutores como os veículos, e consequentemente a empresa, beneficiam com este tipo de condução.
No caso dos condutores, o principal benefício é a segurança. Uma condução mais segura reduz o número de acidentes na estrada, significando menos perigo para o bem-estar dos seus condutores.
No caso dos veículos, a principal vantagem é o controlo de custos. Uma condução mais económica significa menos desgaste do veículo e menor consumo de combustível. No caso dos camiões e carrinhas, uma condução adequada pode resultar numa poupança de cerca de 7%, enquanto nos carros normais pode chegar aos 30%. Estes números, no final do mês e do ano, têm um impacto significativo nas contas da empresa e na sustentabilidade do meio ambiente, que é responsabilidade de todos.
Se os condutores estiverem mais seguros, tiverem menos multas por infrações de trânsito e os veículos consumirem menos e durarem mais, a empresa beneficia em todos os aspetos.
No Fleetmax, no final de cada trajeto realizado pelos seus veículos, é apresentada uma avaliação sobre o estilo de condução praticado, bem como o tempo gasto em ralenti. Esta avaliação é feita tendo em conta o excesso de aceleração do motor, travagens bruscas e a velocidade nas curvas. Todas estas situações são relevantes para o consumo de combustível, travões, pneus, etc. Ralenti é o tempo que o veículo está parado com o motor ligado, resultando num elevado consumo de combustível.
De forma complementar, no Fleetmax consegue também gerir as multas e os acidentes em que cada condutor está envolvido, seja ou não o responsável.
Com estes dados, vai conseguir avaliar comportamentos na estrada e ajudar os seus condutores a corrigir os hábitos de condução que precisam ser melhorados.