A realização de uma verificação ao veículo antes de iniciar uma viagem é de extrema importância para a segurança do condutor e dos passageiros, bem como para garantir a fiabilidade do veículo e prevenir um desgaste mais rápido. Durante este processo, podem ser identificados problemas que podem dar origem a acidentes ou avarias durante a viagem. Para facilitar, o Fleetmax aconselha a criação de uma lista. Para além de agilizar e acelerar todo o processo, evita esquecimentos de pontos importantes a verificar.
Dependendo de cada tipo de veículo, condições meteorológicas, tipo de estrada e até da política de cada empresa, os itens a verificar podem variar, mas os principais e mais comuns pontos a verificar antes de iniciar uma viagem são:
Exterior do veículo
– Luzes dianteiras e traseiras, piscas e luzes de travão;
– Espelhos retrovisores;
– Escovas e água do limpa para-brisas;
– Pressão de ar dos pneus e profundidade do piso;
Interior do veículo
– Funcionamento correto de todos os itens do painel;
– Sistema de travões, incluindo travão de mão;
– Cintos de segurança;
– Sistema de ar condicionado e aquecimento do veículo;
– Existência de macaco, colete refletor e pneu suplente ou kit de reparação de pneus;
– Limpeza dos bancos, chão e tapetes do veículo.
Capô
– Nível do óleo do motor e anticongelante;
– Estado da bateria;
– Verificação de fugas ou desgaste em correias e mangueiras;
– Óleo dos travões e da direção assistida.
Procure nas recomendações do fabricante do veículo as verificações que devem ser feitas para o seu veículo em especial e garanta que não se esquece de nenhuma. Existem também pontos de verificação que dependem do tipo de condições que vai encontrar na viagem. Por exemplo, se for para a neve, não se esqueça das correntes ou, se vai para sítios remotos, garanta que o combustível que tem é o suficiente. Em caso de viagens longas, é aconselhado realizar nova verificação no destino para garantir que tudo no veículo está em conformidade.
Com o Fleetmax, vai poder registar todas as verificações pré-viagem e pós-viagem, fazer o registo e tratamento dos problemas encontrados e, caso seja necessário, marcar o veículo como estando indisponível para utilização.