Skip to main content

Fazer a gestão da sua frota de veículos é essencial para reduzir custos, aumentar a produtividade e a vida útil dos seus veículos. Usar um software que permita implementar e automatizar uma boa gestão de frota é a melhor forma de o fazer.

Mas como escolher esse software?

  • Avaliar as necessidades da sua frota

Contabilize o número de veículos com tipos de veículos, quilometragem, tipos de manutenção necessária, combustíveis, etc. Toda a informação indispensável da sua frota. Esta avaliação permitirá identificar os serviços que a sua frota realmente precisa, a encontrar o software que melhor responde as suas necessidades e evitar que pague por algo que não vai usar.

  • Procurar referências e recomendações

Procure referências e recomendações de outras empresas com frotas semelhantes à sua. Procure na internet, fóruns, no Linkedin e em sites de recomendação de software. As recomendações pessoais costumam ser uma ótima fonte de informação e de partilha de experiências reais do dia-a-dia.

  • Experimente e peça demonstrações e orçamentos

Se possível, registe-se gratuitamente e faça testes baseados com a sua realidade. Mas antes de contratar um serviço, solicite uma demonstração personalizada. Peça também orçamentos adequados às suas necessidades. Certamente irá ter propostas diversas que lhe vão permitir encontrar a mais vantajosa para si e para a sua empresa.

  • Analise Garantias e Políticas de serviço

Informe-se sobre todas as funcionalidades e garantias oferecidas pelo software escolhido. É também importante perceber qual o tipo de suporte pós-venda que vai ser disponibilizado, se é disponibilizado algum tipo de formação e se o software será atualizador regularmente. Faça todas as perguntas que achar necessárias. Assim conseguirá evitar supressas indesejáveis.

 

O software escolhido deve-se adaptar ao tamanho e ao tipo da sua frota, e deverá disponibilizar as seguintes funcionalidades indispensáveis:

  • O software deve ser de fácil aprendizagem e ter uma interface amigável para o uso dos seus colaboradores.
  • Deve poder registar as informações que recolheu dos seus veículos e condutores e ter acesso a essa informação de forma rápida e centralizada.
  • Deve ser personalizável, onde possa registar as marcas e modelos dos seus veículos, os seus fornecedores e outras informações especificas da sua empresa
  • Deve poder registar verificações diárias do veículo, registos de manutenção, despesas, relatar acidentes e todas as tarefas que são indispensáveis no dia-a-dia da sua frota.
  • Deve fornecer alertas sobre eventos importantes que acontecem no presente (ex: pedidos de reembolso de despesas ou registo de multas), bem como alertar sobre eventos futuros que não podem ser esquecidos (ex: próximas manutenções do veículo)

Tendo tudo isto em mente, cabe-lhe a si escolher o software que melhor responde as suas necessidades, dentro do orçamento que tem disponível. Explore o site do Fleetmax e veja como o poderiamos ajudar.