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O tacógrafo inteligente é a versão mais recente do tacógrafo digital. Este aparelho deve ser instalado em veículos dedicados ao transporte rodoviário.

Neste tipo de tacógrafo, os dados de localização são armazenados automaticamente através de sistemas de satélite e as transgressões são detetadas mais facilmente. Utilizam a chamada tecnologia de Comunicações Dedicadas de Curto Alcance (DSRC), que permite que as autoridades de inspeção rodoviária tenham acesso aos dados do tacógrafo mesmo durante a condução. Este aparelho regista os dados de veículos e condutores em conformidade com o Acordo Europeu Relativo ao Trabalho das Tripulações dos Veículos que Efetuam Transportes Internacionais Rodoviários (AETR).

Assim, o tacógrafo é o dispositivo responsável por registar a atividade de condutores de veículos pesados, ou seja, tempos de condução, períodos de pausas e descanso, tempos de trabalho e disponibilidade.

É também possível o registo de passagens de fronteira e as operações de carga e descarga, que devem ser registadas ainda com o veículo no local onde as efetuou. Tem como objetivo prevenir situações de fadiga dos motoristas, garantir o equilíbrio da concorrência e contribuir para a segurança nas estradas.

De acordo com a Comissão Europeia para a Mobilidade e os Transportes, a fadiga dos condutores é uma das principais causas de acidentes que envolvem veículos comerciais pesados. Para além de controlar a atividade do motorista e da viatura, incluem a possibilidade de registar a passagem de fronteiras e de detetar de forma precisa a localização de um veículo durante as atividades de carga/descarga.

Estes novos tacógrafos são também mais seguros contra qualquer tipo de manipulação e permitem o download dos ficheiros de tacógrafo à distância, evitando assim que o veículo tenha de se deslocar às instalações da empresa.

 

Datas Importantes

A partir de 31 de dezembro de 2024, os veículos de transporte internacional com peso igual ou superior a 3,5 toneladas, mesmo que já equipados com tacógrafos analógicos ou tacógrafos digitais “não inteligentes”, devem começar a utilizar a segunda geração de tacógrafos inteligentes.

A partir de 18 de agosto de 2025, todos os veículos equipados com tacógrafos inteligentes de 1ª geração serão obrigados a instalar os tacógrafos inteligentes de 2ª geração.

A partir de 1 de julho de 2026, todos os veículos novos de transporte internacional de mercadorias com mais de 2,5 toneladas são obrigados a instalar os tacógrafos inteligentes de 2ª geração.

Se pretende instalar estes aparelhos na sua frota, entre em contacto com a equipa do Fleetmax. Teremos todo o gosto em ajudar.