O tempo médio que uma empresa demora a alcançar o retorno do investimento (ROI) que faz quando implementa softwares de gestão de frotas e sistemas de localização GPS, varia de acordo com o tamanho da frota, a correta utilização e a eficiência do sistema, e a organização existente na empresa antes da implementação.
No entanto, muitas empresas costumam ver retorno dentro de 6 meses a 18 meses após a implementação.
Os principais fatores que influenciam esse retorno incluem:
- Redução de custos com combustível: Monitorizar o comportamento dos condutores, otimizar rotas ou comportamentos, e até prevenir roubos de combustível ajuda a baixar os custos mensais.
- Diminuição de manutenção e reparos: A manutenção preventiva otimizada pelo software ajuda a evitar avarias maiores.
- Aumento da produtividade: Uma gestão mais fácil do dia-a-dia da frota, gera uma maior satisfação dos colaboradores e consequente aumento de produtividade.
- Redução de acidentes e seguros: Com a monitorização do estilo de condução e a implementação de boas práticas, é possível reduzir o número de acidentes e, consequentemente, os custos com seguros.
Em resumo, o retorno pode ser rápido, especialmente em empresas que utilizam o software de forma eficiente e tiram pleno proveito dos dados e funcionalidades oferecidos.
Veja em fleetmax.pt/planos qual dos planos do Fleetmax melhor se adequa as necessidade e ao orçamento da sua empresa.